terça-feira, 10 de outubro de 2023

Conheça 5 livros cristãos que abordam o Oriente Médio

O Oriente Médio sempre foi e sempre será assunto da mídia, seja por sua importância cultural, sendo o berço de diversas civilizações antigas, seja pelas guerras, pela sua importância econômica através do petróleo, bem como porque lá surgiram diversas  religiões do mundo, como o cristianismo, judaísmo e Islamismo, para nós cristãos, temos um amor pela terra onde a Bíblia foi escrita e onde Jesus nasceu. Entretanto poucos cristãos entendem a região, o blog Literatura Cristã, pretende indicar 5 livros que todo cristão que quer entender o Oriente Médio deve ler, vejamos: 

1. Cristãos Secretos

“Combati o bom jihad ”[tradução árabe de 2Timóteo 4.7]Este é um relato emocionante de uma Igreja cristã viva e ativa em países muçulmanos e que enfrenta corpo a corpo governos hostis atos terroristas e a chegada de novos cristãos advindos do islamismo. Em Cristãos secretos Irmão André e Al Janssen convida você a conhecer homens e mulheres destemidos de que talvez nunca tenha ouvido falar. Queiramos ou não estamos em meio a um combate. Uma verdadeira guerra que envolve o desafio de enfrentar o islamismo. Contudo não é a essa guerra que o apóstolo Paulo se refere. Os acontecimentos atuais como o Onze de Setembro o ataque à boate em Bali as explosões no trem de Madri os ataques ao metrô de Londres Irã e Iraque são apenas reflexos de uma guerra espiritual de um conflito velado. Como nós cristãos vamos reagir a eles? Com armas e bombas? Para responder a essa pergunta olhemos para um grupo de cristãos que vive à sombra do islamismo. Sim existe uma Igreja no mundo islâmico! Os testemunhos aqui apresentados são verídicos embora os nomes e os lugares tenham sido alterados para proteger a verdadeira identidade de nossos irmãos secretos. Neste livro os autores não apenas dão um panorama da coragem desses cristãos como também propõem 4 iniciativas práticas para que os cristãos do Ocidente ajudem a igreja perseguida. Irmão André e Al Janssen desafia a Igreja de Jesus a um novo jihad deixando para trás a vingança em favor do perdão do amor incondicional e da batalha em oração -  leia também a nossa resenha (clique aqui).

2. Era uma vez um homem de Arafat


Aos dezessete anos, Tass Saada já portava um poderoso rifle Simonov. Ele fugiu de casa para tornar-se um atirador da OLP e o motorista de Arafat. Ter crescido como refugiado na Arábia Saudita ensinou-o a odiar: Como com muitos palestinos, seu ódio – e seu rifle – era dirigido para Israel. A história de Tass Saada poderia terminar tragicamente, como mais uma das centenas de perdas no caldeirão de ódio do Oriente Médio. Mas Tass estava destinado a coisas melhores. Sua história irá proporcionar a você um olhar mais atento sobre: o mundo de Arafat; a vida, as lutas e o coração de um refugiado palestino; um muçulmano que se converteu ao cristianismo e enfrentou represálias de sua própria família; e a transformação do ódio em amor e esperança. Esta é mais do que a história de um refugiado palestino fazendo sua vida na América. É a história do triunfo do amor sobre o ódio, da reconciliação sobre a divisão. É uma história que pode inspirar todos nós a superar as divisões e conflitos e nossa própria vida. - Leia também a nossa resenha (clique aqui).

3. Filhas do Islã

Este livro retrata as histórias, as lágrimas e o sofrimento das mulheres muçulmanas. Indicado para estudiosos do islamismo, professores, amantes de missões, mulheres, jovens e adolescentes. “Este livro é rico em estudo de caso sobre as mulheres muçulmanas que vieram de diferentes regiões do mundo para o Senhor Jesus Cristo. Ele é repleto de reflexões missiológicas” – Don McCurry (Presidente de Ministérios aos Muçulmanos) - Leia também a nossa resenha (clique aqui).



4. Filho do Hamas 


Desde a infância, Mosab Hassan Yousef viveu nos bastidores do grupo fundamentalista islâmico Hamas e testemunhou as manobras políticas e militares que contribuíram para acirrar a sangrenta disputa no Oriente Médio. Por ser o filho mais velho do xeique Hassan Yousef, um dos fundadores da organização, todos acreditavam que ele seguiria os passos do pai.Às vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, Mosab decide assumir um papel mais ativo no combate a seus opressores e acaba sendo preso e levado para o mais terrível centro de interrogatórios israelense.

Depois de dias sob tortura, ele recebe uma proposta do Shin Bet, o serviço de inteligência interno de Israel: sua liberdade em troca da colaboração para identificar os líderes do Hamas responsáveis por ataques terroristas. A princípio, considera a oferta absurda. Afinal, como poderia trair sua religião e seu povo e ajudar seus inimigos? Filho do Hamas é o relato impressionante do caminho inesperado que Mosab resolve seguir ao questionar o sentido de um conflito que só traz sofrimento para os inocentes, sejam eles palestinos ou israelenses. Leia a resenha (clique aqui). 

5. Força da Luz 

No meio de intermináveis protestos homens-bomba e iniciativas de paz abortadas um homem dispôs-se a fazer a diferença. Irmão André encontrou-se com os líderes das igrejas no Oriente Médio e os instou a não fugir da violência. Ao contrário os estimulou a ficar e fortalecer suas congregações para que se tornassem força efetiva para mudança. Enfrentou a retórica explosiva dos fundamentalistas muçulmanos e lhes disse que a única esperança de paz viria através de Jesus Cristo o Príncipe da Paz.´´ Não conheço ninguém que tenha mais experiência com igreja perseguida do que o irmão André. este livro é um chamado apaixonado para que os cristãos se engajem na questão do oriente médio. Leia a resenha (clique aqui). 

Nenhum comentário: