sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Resenha do livro Discipulado - Dietrich Bonhoeffer

O livro Discipulado, foi escrito no carcere, pelo pastor luterano Dietrich Bonhoeffer, que é também um dos fundadores da igreja confessante, no qual foi a resistência teológica as idéias de Hitler, na Alemanha Nazista. O autor possuí uma história fantástica mas cabe aqui apenas um  breve resumo, formou-se em doutorado no seio do liberalismo teológico dos seminários luteranos de sua época, todavia perseverou na fé ortodoxa, politicamente resistiu as artimanhas do III Reich, sendo preso em 1943 sob a acusação de envolver-se na trama de Abwerh, que pretendia assassinar Hitler, tornou-se mártir em 09 de abril de 1945 enforcado pelo na cidade de Berlim, semanas antes do fim da II Guerra Mundial.

Discipulado é um livro denso, envolvente, conflitante, o autor começa criticando a teologia barata de sua época, o liberalismo e ele sabe criticar, pois estudou nesta escola, inclusive ganhou o título de doutor em teologia, mesmo discordando da maioria de seus professores, portanto sabe  mostrar os pontos de incoerência, a frieza da graça barata, do relativismo das escrituras,  bem como  aponta para o caminho da verdadeira graça.

Vários capítulos são dedicados para comentar  uma das passagens  mais belas e mais profundas do ensinamento de Jesus, o Sermão do Monte,  Bonhoeffer discorre, entretanto sua leitura coloca o leitor contra a parede e de forma singela deixa perguntas sobre como vivemos de fato o cristianismo, pregado por Jesus no evangelhos, o dever ser que Cristo espera de nós. O livro é um chamado para a cruz, para a entrega e para o sacrifício em nome Dele.

A unidade da igreja também é um dos temas centrais, mas não é da igreja institucional, política em uma tentativa de ecumenismo, mas sim do verdadeiro sentido da igreja como corpo de Cristo, noiva do Senhor, o nosso papel aqui na terra, nossa comunhão, a importância dos sacramentos como a ceia e o batismo, a importância da vida cristã em comunidade, inclusive a importância da correção da igreja, sua intenção é tocar em diversos assuntos que passam de forma ritualistica na vida do cristão, mas que possuem  uma importância espiritual enorme para o Reino de Deus e para sua igreja na Terra.

Bonhoeffer leva o leitor a profundidade da relevância da fé viva e verdadeira em Cristo Jesus, é muito bíblico seus comentários e isso faz com que o livro seja denso, pois ser um discípulo de Cristo além de um privilégio, exige responsabilidades frente ao nosso Senhor e a sociedade.

No fundo a obra do pastor Luterano é um chamado para a santificação, para viver a graça de Jesus Cristo em nossas vidas, de entrega, mas diferente de muitas obras "avivalistas", está possuí um conteúdo teológico sólido. O autor consegue fazer com que o leitor se sinta contra a parede e repense a sua vida cristã, que bom Glória a Deus pelo livro. Indicado para todos aqueles que estão  na caminhada com Jesus -  precisamos ser discipulados por Ele.

Interessou, compre o seu livro novo ou usado: Discipulado 

Título: Discipulado 
Autor: Dietrich Bonhoeffer
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 254

Nenhum comentário: