segunda-feira, 19 de abril de 2021

Resenha do livro Política, Religião e Sociedade, a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti

Política, Religião e Sociedade, a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti
A obra Política, Religião e Sociedade, a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti, foi escrita pelo Professor Mestre em História Social pela Universidade do Maranhão,  Fernando Coêlho Costa, ele também foi obreiro da Aliança Bíblica Universitária -ABU. Trata-se de uma produção fruto de seu trabalho de mestrado que faz um recorte do pensamento do Bispo Anglicano Robinson Cavalcanti, um dos protestantes que mais contribuíram no dialogo da igreja com a politica. 

Publicado em 2020, o livro conta a trajetória do Dom Robinson Cavalvanti, desde a sua conversão do catolicismo para o Luteranismo, posteriormente a sua ida para a Igreja Anglicana seu envolvimento missionário com a ABU,  relatando sua formação acadêmica em direito e ciências sociais, além de sua cadeira ocupada na universidade federal de Pernambuco e sua caminhada de criação de movimentos políticos, como a formação do Movimento Cristão de Centro e o Movimento Evangélico Progressista -MEP. 

Robinson Cavalcanti tem extrema relevância dentro da posição protestante na política progressista, mesmo tratando de um clérigo ligado ao evangelicalismo e  consequentemente não liberal teologicamente,  pois ele  dialogava com a sociedade civil, participou ativamente do Partido dos Trabalhadores na década de 90 e criou pontes entre os setores institucionais e a igreja. Seu pensamento político  fez frente ao fundamentalismo religioso evangélico, em primeiro momento da história política nacional,  avesso a política institucional e depois com seu envolvimento clientelista, o que foi criticado constantemente pelo Bispo, na obra o autor consegue expor muito bem as suas ideias fundamentadas por sua teologia e sua intelectualidade inquestionável. 

Fernando Coêlho Costa colocou também  Robinson Cavalcanti no contexto cristão internacional e nacional, relatando como se dava a discussão interna sobre o papel protestante na construção do Brasil, bem como a discussão sobre o papel social das igrejas cristãs,   relatando tanto o lado da Igreja Católica, através da encíclica papal e teologia da libertação, mas principalmente, pelo lado evangélico, a partir do Congresso mundial de  Lausanne, e a  discussão e formação de  uma teologia Latino Americana que suprisse as demandas espirituais e sociais do povo latino. Neste ponto foi abordado amplamente a construção da teologia da missão Integral, com o Bispo sendo um dos grandes fundadores. 

Política, Religião e Sociedade, a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti, é muito rico em informação de um período pouco descrito na literatura, seja em obras de história e política ou na própria teologia, é também interessante que a obra trás na integra documentos teológicos de grande relevância na teologia evangélica genuinamente latina. Abre espaço para novas obras que possam mostrar o outro lado dos evangélicos e principalmente que não existe uma total hegemonia no  pensamento político evangélico. 

Fernando Coêlho Costa

A obra expõe também, mesmo de forma indireta a importância da criação e manutenção de movimentos evangelicais,  da necessidade  crítica no meio protestante, de  como pensamos e agimos na esfera política, bem como a necessidade de lucidez, equilíbrio  e pluralismo em nosso meio.  Aponta e faz um justo tributo ao grande pensador, Dom  Robinson Cavalcanti, que como citado na obra, possuí uma vasta literatura criada por ele, são dezenas artigos de revistas e livros que foram acumulados durante décadas. Vale a pena a leitura!



Título: Política, Religião e Sociedade, a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti 
Autor: Fernando Coêlho Costa
Editora:  CRV
Páginas: 182



Nenhum comentário: