sábado, 7 de janeiro de 2012

Resenha: Livro Superando a Tristeza e a Depressão com a Fé

A alma e o corpo são parceiros nas doenças e na cura. Se não sabemos como isso acontece, a experiência nos mostra assim."

Richard Bazter (1615-1691) exerceu na Inglaterra um ministério pastoral profícuo, que atingiu desde pessoas do povo até a corte de Charles II. Muito antes do surgimento da psicologia como ciênciam ele praticou a cura de almas em sua acepção ampla. Visitava os paroquianos, acompanhava indivíduos e famílias, sempre comentando as Escrituras, recomendando cuidados práticos e orando pelos doentes.

Este conhecimento lhe possíbilitou escrever uma penetrante análise do sofrimento psíquico e do transtorno espiritual dos paroquianos. Seu texto demonstra profundo interesse em despertar as pessoas para a realidade da presença curadora de Deus, a qual não apenas as livra do inferno futuro, mas das dificuldades pessoais. Além disso, o livro ajuda o leitor a pensar a partir das Escriturasm espantando a ignorância e promovendo a libertação da alma e o crecimento emocional pelo desfrutar da graça de Deus. Finalmente, anuncia a esperança como âncora da alma e vê o amor como equilíbrio da vida e indicativo da sanidade e santidade.

Quando criança, Baxter foi incentivado pelo pai a ler as partes históricas da Bíblia e, assim,  ele aprendeu a amá-la. Esta foi a base para a sua opinião sobre a Escritura como verdade e para o entusiasmo com que a ensinava a seu rebanho, e que lhe serviu também como referencial para a sua arte da cura.

Superando a Tristeza e a Depressão com a Fé é enriquecido por uma introdução para os nossos dias, feita pelo psquiatra Uriel Heckert, e por uma biografia, de autoria do pastor Cláudio Marra.

Fonte: Revista Ultimato nº334  por Klênia Fassoni

Título: Superando a Tristeza e a Depressão com a Fé
Autor: 
Richard Baxter
Editora:
Arte Editorial
Páginas: 96

Nenhum comentário: