terça-feira, 23 de junho de 2020

Resenha do Livro O amor como revolução - Pastor Henrique Vieira

Resenha O amor como RevoluçãoPastor da Igreja Batista do Caminho, Henrique Vieira é por vezes chamado pelos meios de comunicação tradicionais (e também pelos não tradicionais) para dizer que nem todo evangélico é conservador. O amor como revolução é um livro em que o pastor sintetiza suas ideias e discursos que se pode acompanhar em tais participações. Muita coisa escrita pode-se escutar de movimento estudantil na faculdade. Mas um esforço para não se prender numa bolha leva a ler gente de quem se discorda.

 O desafio é não ser desonesto em críticas ao autor, pedindo ênfases em pontos que ele não quer enfatizar. Isso é diferente de apontar perspectivas que podem levar a conclusões incorretas.

 Por exemplo, o esforço de pintar Jesus como militante acaba deixando de lado questões mais importantes, como um reino que não é deste mundo (Jo 18:36). "Quiseram alçá-lo a grande líder, e até mesmo rei, mas Ele sabia como era tentador e infrutífero se distanciar do povo e ceder aos anseios do poder e da fama. Quando se sentia seduzido pela vaidade, costumava ir a lugares solitários e orar." (pos. 889).

 Isso não pode invalidar as críticas pertinentes do pastor Henrique Vieira à igreja evangélica brasileira, como moralismo, falta de empatia e racismo religioso. Além disso, o livro é bem escrito.

 No fundo, o discurso de Vieira se encaixa bem naquilo que Richard H. Niebuhr chamou de Cristo da Cultura (Cristo e Cultura, 1967). Grosso modo, quer dizer que o pastor interpreta a sociedade brasileira e a igreja evangélica brasileira presente nela de acordo com Cristo, mas também interpreta Cristo pela sua proposta política para a sociedade brasileira. Isso não acontece sem dano. Por isso que, mesmo apresentando críticas válidas, ao tentar encaixar Cristo na sua visão política, os danos à mensagem cristã aparecem.

Henrique Vieira

 É verdade que nem todo evangélico é (e nem precisa ser) conservador. Mas também é verdade que nem todo evangélico progressista é e nem precisa se posicionar como o pastor Henrique Vieira.

Escrito por Lazaro Campos Junior

Interessou, compre o seu livro novo ou usadoO amor como revolução

Título: O amor como revolução
Autor:  Henrique Vieira
Editora: Objetiva
Páginas: 168

Nenhum comentário: