domingo, 13 de setembro de 2020

Resenha do livro Força da luz - Irmão André e Al Janssen


Força da Luz
A obra Força da Luz - a única esperança para o Oriente Médio, foi escrito pelo fundador da Missão Portas Abertas, o holandês Irmão André e o diretor de comunicação da Portas Abertas Internacional, Al Jassen. Trata-se de um livro impressionante e rico em detalhes sobre fé e a política da região, pois os autores, principalmente o Irmão André que ficou conhecido internacionalmente por levar bíblias até o "cortina de ferro" isto é, os países pertencentes a União Soviética, na década de 50 a 80, no final de década de 70 sua missão começou a fortalecer também a igreja do Oriente Médio e ele teve que lidar com diversos desafios, onde mais uma vez foi muito usado por Deus para levar ajuda a diversos países da região. 

Os primeiros capítulos do livro se passam no Libano, no período da guerra civil, é dado todo o contexto deste belo país que tem uma população mista entre judeus, cristãos e muçulmanos.  Irmão André narra suas visitas a capital Beirute, sua dificuldade em entrar no país, o apoio a igreja sofredora que está a cada dia perdendo mais fieis cristãos devido a guerra que eclodiu na região na década de 60 e 70. 

Já nos capítulos finais Irmão André vai a Palestina e conhece as igrejas cristãs de lá, decide fortalecer o seminário existente na faixa de Gaza, as igrejas e ainda ajuda na promoção de conciliação entre palestinos cristãos e judeus messianicos, fazendo a conexão entre os dois povos, em encontros que pretendem criar uma atmosfera de paz e união, que vai além das questões históricas etnicas, um verdadeiro trabalho que só Jesus poderia inspira-lo. 

O livro também não trata apenas de "ajuda aos cristãos", mas faz um ótimo embate sobre a questão teológica, a dignidade e os direitos humanos  entre palestinos e judeus no trato entre ambos os lados e surpreendentemente Irmão André, visitou também os líderes da OLP, no qual pregou o evangelho de Cristo para eles,  visitou também as prisões onde estão os líderes do Hamas, com o objetivo de servi-los com alimentos e roupa, mostrando amor a aqueles que são julgados como "nossos inimigos", esta ação gerou muitos frutos e abertura a propagação do evangelho entre a comunidade muçulmana. 

Como todos os livros do Irmão André, este é mais um que poderia se tornar um grande filme de ação, mas também leva o leitor as lagrimas ao sentir a presença do Espirito Santo agindo, com grande poder e ousadia na vida de um homem que não teme a morte e vivencia o  amor de Deus para o próximo, seja os irmãos na fé ou os "inimigos". É simplesmente inspirador. Vale a leitura!

Irmão André
Interessou, compre o seu livro novo ou usado: Forca Da Luz

Título: Força da Luz 
 Autor: Irmão André e Al Janssen 
 Editora: Vida 
 Páginas: 332

Nenhum comentário: