domingo, 6 de setembro de 2020

Resenha do livro O Peso da Glória - C.S. Lewis

O peso da Glória
C.S Lewis
é conhecido internacionalmente não só para os cristãos mas por pessoas de inúmeros credos  após os seus livros ficarem conhecidos no mundo todo, devido muitas de suas obras ganhassem filmes,  como As Crônicas de Nárnia. Sua vida acadêmica sendo professor da Oxford reafirma o seu brilhantismo, e no meio da literatura cristã o autor, mesmo não sendo teólogo é um dos mais lidos pelos cristãos de diversas liturgias e denominações, O Peso da Glória é de suma importância na contribuição ao debate público sobre fé e grandes questões da sociedade. 

O peso da Glória é um compilado de nove sermões do C.S. Lewis, muitos foram expostos na própria capelania da Universidade de Oxford para os seus alunos e interessados, ele toca em assuntos diversos uns que não necessariamente tratam de teologia, mas sim de argumentos lógicos como o "Porque eu não sou pacifista", no qual ele expõe sua opinião sobre o uso da força do Estado em caso de guerra, a necessidade de defesa contra o  mal em contraponto a estratégia da não violência. já no capítulo "transposição", o autor  aponta a importância da ceia e explica quem é o Espirito Santo em um ensaio sobre a metafisica, ou melhor na linguagem evangélica, o sobrenatural,  para uma sociedade moderna. 

Em "membresia" C.S. Lewis  aborda também a importância de fazer parte de uma  comunidade da fé, mas de forma profunda sobre a importância do corpo que não pode ser retirado a individualidade dos presentes mas agregado a ideia de unidade. Já no capítulo intitulado  "circulo intimo" incentiva as pessoas a manter amizades verdadeiras, coloca isso como virtude e parte da felicidade humana, o que expressa a vontade do Criador. Existem outro capítulos muito interessantes, sobre o Perdão,   um especifico "teologia é poesia?" que possuí insights significativos sobre o simbolismo na teologia. 

C.S Lewis não é um tipo de Autor que apresenta quatro pontos nos seus sermões, pelo contrário ele tem uma riqueza peculiar, em cada texto ele discorre sobre grandes pensadores e clássicos da literatura mundial, em outros momentos o escritor conta histórias, como parábolas com a finalidade de levar o leitor a entender o seu pensamento central do sermão. É possível observar também que C.S. Lewis consegue falar profundamente de temas bíblicos sem usar "jargões" ou "clichês" nas suas exposições, que são críticas, reflexivas e de uma profundidade impar, pois consegue atingir diversos públicos. Simplesmente incrível vale a leitura!

C.S Lewis
Interessou, compre o seu livro novo ou usado: O peso da glória

Título: O Peso da Glória
Autor: C.S. Lewis 
Editora: Thomas Nelson Brasil 
Páginas: 185 



Nenhum comentário: