domingo, 11 de outubro de 2020

Resenha do livro O que é Missão Integral?

 

O que é Missão Integral?
O livro O que é Missão Integral?, foi escrito pelo teólogo René Padilha. O livro trata de uma discussão muito saudável sobre missão da Igreja, apresentando o contexto e o modelo das organizações missionárias e da igreja, bem como o olhar de nossos irmãos e irmãs sobre o que é ser um missionário.

 Rene Padilha, aborda como a igreja de Cristo frequentemente faz uma divisão entre clérigos e ovelhas, diferenciando a missão através de um dualismo, e por consequência o termo “missionário” é utilizado para a pessoa que faz missões em outras culturas, recebendo o nome de “missionário transcultural”. Todavia muitas vezes não considera o leigo que em sua cultura e em seu contexto de vida, reflete o amor de Cristo proclamando e com boas ações. 

 O segundo tema é a integralidade da missão, neste ponto autor trás a tona o histórico da igreja e das missões, como a partir do século XIX as denominações foram criando conflitos através de uma segunda dualidade, a separação da evangelização e responsabilidade social na missão. Uma parte da igreja no século XIX, começou a entender que a responsabilidade social era mais importante que a proclamação de Cristo Ressurreto e Salvador, e a partir dai começou a proclamar um evangelho social deficitário, já a antítese da do evangelho social foi o fundamentalismo protestante, que negou a responsabilidade social da Igreja, seja no combate a desigualdades sociais ou no seu papel profético de denúncia de sistemas corruptos, para focar na proclamação verbal do evangelho de Cristo, nos milagres em uma pregação individual de transformação de vida. Estas duas discussões nortearam e polarizaram a Igreja.

 A proposta da Missão Integral, surge através do Congresso Lausanne 74 no qual propõe voltar a missão dos apóstolos e profetas do velho testamento, que é pregar o evangelho para o homem todo, ou seja tanto expondo Cristo como Senhor e Salvador, mas também ajudando o desamparado, cuidando do órfão e viúva, expondo os pecados coletivos do sistema econômico e político. Enfim a missão não deve ser repartido.

 A missão Integral além de resolver lacunas da igreja no seu trabalho evangelizador, também trás a tona conceitos muitas vezes esquecidos no protestantismo, não diferenciar o clérico do leigo na proclamação do Reino de Deus, levando toda a igreja a sua responsabilidade e compromisso em amor, primeiramente a Cristo e em segundo ao próximo. Ele também reflete na necessidade de uma teologia que bebe dos próprios sujeitos envolvidos com a nação. Isto é uma crítica a uma evangelização colonizadora do hemisfério norte nos países latinos.

C. René Padilla

O que é missão Integral? É um livro surpreendente e rico, ao mesmo tempo trás compaixão e entendimento ao leitor e é recheado de base bíblica o que impede más interpretações, ele vem com uma série de perguntas que podem se tornar um estudo bíblico em grupo. Vale a leitura!

Interessou, compre o seu livro novo ou usado: Que E Missao Integral?, O
 Título: O que é missão Integral? 
 Autor:  C. René Padilla
 Editora: Ultimato
 Páginas: 133

Nenhum comentário: