quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Resenha do livro A Visão Transformadora

Que estudante universitário nunca foi contestado sobre a relevância de sa fé ou o fundamento de seus valores para o mundo contemporâneo? Ou qual deles nunca se viu na difícil tarefa de conciliar as outras esferas da vida com a fé em Cristo?  

O livro de Walsh  e Middleton, resultado de alguns cursos ministrados em universidades do Canadá, é um auxílio para o jovem que quer se entender o alcance radical da cosmovisão bíblica. Desenvolvido uma visão integrada da fé cristã, os autores denunciam o dualiso existente entre vida santa e profana, ou sagrada e secular. 

A proposta é tornar o reino de Deus evidente por meio de ções que não se limitem às quatro paredes da igreja local, mas se expandem para outras instituições culturais, como família, escola e Estado. Trata-se de um chamado para uma resposta cristã autêntica ao mundo, partindo do princípio de que devemos ser formadores de cultura  e não seguidores da culturais, como familia escola e Estado. 

Trata-se de um chamado para a resposta cristã autêntica ao mundo, partindo do príncipio de que devemos ser formadores de cultura e não seguidores da cultura vigente. Para tanto, a obra explica o fluxo da narrativa bíblica "criação, queda e redenção", a tarefa do homem de cultivar o jardim e o "mandado cultural" renovado em Cristo, e o compromisso comunitário da fé cristã. Além disso, percorre as razões do dualismo, passando por platão e Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino, Bacon, Descartes até chegar ao secularismo de nossos dias. Finalmente, aponta os pilares de nossa época: cientificismo, tecnicismo economismo. 

Embora de caráter teórico, o texto é de leitura agradável e instigante. Ao final, apresenta uma rica bibliográfia, separada por áreas do conhecimento, para quem quer ir adiante. 

Por Mariana Furst, Revista Ultimato,nvembro-dezembro de 2014

Título: A Visão Tranformadora

 Autor:  Brian J. Waish e Richard Middleton
Editora: 
Cultura Cristã
Páginas:  190

Nenhum comentário: