segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Resenha do livro Mais que uma Obsessão

Este livro foi escrito por John White e ele ressalta a alegria do compromisso com Cristo e que o caminho da cruz deve ser mais que uma obsessão, o autor compara o caminho da cruz a uma obsessão por uma pérola celestial. Uma obsessão que define nosso proceder, nosso caminhar, somos chamados a viver com Cristo e como Cristo.

Para ele: “Nosso compromisso com Cristo deveria ser muito mais que uma mera rotina, carregada de autonegação.Deveria ser como descobrir uma pérola de beleza tão rara, de cor, peso e valor tão inestimáveis que com toda a alegria vendemos tudo o que temos a fim de possuí-la.”(pag.38).

Continua o autor: “...se encararmos a vida da mesma forma que Cristo, vamos considerar todas as outras coisas , até a própria vida, secundárias em relação ao serviço ao Pai.Mas, na tentativa de se aferrar ao compromisso, os cristãos têm cometido erros graves, sem conseguir captar sua ênfase positiva.[...] Essa visão “negativa” representa uma parte da verdade.O que vamos falar envolve, de fato, a idéia de falta.Mas, como veremos, autonegação e sofrimento não perfazem nem a metade da história.Aliás, salientar o negativo em vez do positivo é uma séria distorção da verdade.”(pag. 30,31). O autor enfoca o lado negativo balanceado pelo positivo.

Para o autor: “Fé é não conhecer as possibilidades, de acordo com as capacidades humanas, mas conhecer a Pessoa em quem se pode confiar o suficiente para crer nela.”(pag. 154).

O livro é estruturado em 10 capítulos, quais sejam: 1- A renovação do compromisso; 2- O caminho da cruz; 3- Peregrino, Estrangeiro, Desterrado; 4- A lealdade que implica ódio; 5- O Cristão e o sofrimento; 6- Jesus e o sofrimento; 7- Tome a sua cruz; 8- Os Cristãos, a Lei e a Perseguição; 9- O Caminho da Fé; 10- O primeiro passo e o último.

O livro faz um apanhado bíblico bem fiel e também conta da experiência do autor em vários países como palestrante e conferencista, sua viagem, inclusive para países onde os cristãos são perseguidos.O livro também perpassa por uma análise crítica do próprio autor sobre si mesmo e do que o evangelho representa para ele, sobretudo nos primeiros capítulos.Espero que este livro seja enriquecedor e possa edificá-lo assim como o foi para mim.


Por Jessé Pereira Falcão, estudante de direito na UFAM e participante da Aliança Bíblica Universitária de Manaus.


Título: Mais que Obsessão
 Autor:  John White   
Editora: ABU Editora    
Páginas: 172 páginas

Nenhum comentário: