terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Resenha: Livro A Grande Lacuna; a omissão que compromete a missão

O livro impressiona pela quantidade e diversidade de recomendações. São dezoito, de Bono Vox (vocalista da banda U2) a Jim Wallis (presidente da sojourners), passando por Max Lucado, Eugene Peterson, Bill Hybels e Madeleine Albright (ex-secretária de Estado americana).

O autor é presidente da Visão Mundial dos Estados Unidos Formado Universidade Cornell e com MBA na Whartoon School da Universidade da Pensilvânia Stearns escreve para vários jornais e revistas dos Estados Unidos.Começou a carreira profissional na área de marketing, na Gillette Company, e trabalhou em outras grandes empresas.

O autor intercala habilmente dados biográficos, textos bíblicos e relatos da intervenção de igrejas em contextos de pobreza e injustiça. A "grande lacuna" a que ele se refere em seu texto é bem ilustrada pela história relatada no início do seu livro:

"Quando Jim Wallis estudava na Trinity Evangelical Divinity School, ele e alguns de seus colegas fizeram uma pequena experiência. Percorreram todos os 66 livros da Bíblia e sublinharam cada passagem e versículo que tratasse de pobreza, riqueza justiça e opressão. [Depois cada um desses ver´siculos foi recortado da Bíblia]. Essses temas tão centrais nas Escrituras que a Bíblia que sobrou ficou em frangalhos.[...]  Há quase 2 mil versículos nas escrituras que tratam da pobreza  e da justiça. Quando Jum discursava sobre essas questões, ele segurava seu livro esfarrapadono ar e proclamava: ' Irmãos e irmãs, essa é a nossa Bíblia norte-americana; ela estpa cheia de lacunas. Por que não aproveitamos [...] e comelamos a recortar todas aquelas passagens às quais não prestamos nenhuma atenção, todos aqueles textos víblicos que simplesmente desconsideramos?".

Fonte: Revista Ultimato nº331  por Klênia Fassoni

Título: A Grande Lacuna; a omissão que compromete a missão  
Autor:  Richard Stearns
Editora: Garimpo Editorial 
Páginas: 336

Nenhum comentário: