Este livro retrata a necessidade de evangelização do Nordeste, principalmente a região do semiárido, ou Sertão Nordestino. Esta área do interior do Nordeste corresponde à região menos evangelizada do Brasil, com índices médios de 2% a 3% de evangélicos nos municípios e menos de 1% nos setores da zona rural - o que corresponde a mais de 14 milhões de habitantes.
O Grito no Sertão Nordestino procura enfatizar a importância da capacitação do desenvolvimento de uma liderança autóctone, além de mostrar a história de abandono das políticas públicas quanto às carências demasiadas da região, a religiosidade abrangente e envolvente, a cultura, as populações, o baixo índice educacional e a história da JUVEP, uma missão nordestina que há trinta anos procura levantar a bandeira do sertão, desafiando a igreja brasileira. A JUVEP tem plantado igrejas evangélicas em parceria com as mais importantes denominações evangélicas do Brasil. Já foram mais de setenta, em lugares precariamente evangelizados. Além disso, ela mantém centros de capacitação no sertão: os seminários sertanejos e um projeto radical que, nos últimos anos, tem enviado equipes especialmente para a zona rural.
O livro se preocupa com o modelo de igreja a ser plantado, com a necessidade do desenvolvimento da missão integral e com a qualidade dos modelos de serviço existentes no Brasil. Para os autores, se não for o modelo de Jesus - ensinar e formar, como servo sofredor, com a Bíblia em uma mão e na outraa bacia e a toalha -, jamais teremos uma comunicação eficaz do evangelho, que venha romper com os paradigmas de poder e estabelecer uma nova comunidade do reino, para que todos entendam e encarnem o modelo de Cristo. A obra trata, ainda, da cosmovisão religiosa sertaneja e procura chamar a igreja brasileira a sua responsabilidade de anunciar a milhões de sertanejos a salvação do Senhor Jesus.
É um desafio para pastores e líderes do Brasil. Busca incentivar e mobilizar igrejas e também esclarecer e informar sobre a carência do sertão. Que esta contribuição venha desenvolver uma onda missionária a favor do sertão nordestino.
Fonte: Revista Ultimato - nº 336 por Cesario de Paula Junior
Título: O Grito no Sertão Nordestino
Autor: Beat Roggensinger
Editora: Esperança
Páginas: 128
Nenhum comentário:
Postar um comentário