sábado, 30 de abril de 2016

Resenha do livro Formigas - Davi Lago e William Douglas

O livro Formigas foi  escrito pelo juiz de direito William Douglas e pelo pastor batista, que também foi professor da PUC no curso de direito Davi Lago. A obra em um período de dois meses já é um   best-seller na categoria de auto-ajuda no Brasil. Todavia o livro é muito mais do que auto-ajuda, é um livro de sabedoria, baseado principalmente em  Provérbios e em outras  passagens da Bíblia, além da vida do inseto. .

Formigas é uma grande carta sobre como lidar com o trabalho, tempo e disciplina, mostra a sua espiritualidade ao fazer um paralelo com o mundo biológico através de uma análise das formigas, conhecidas na literatura mundial como insetos trabalhadores que possuem prestigio por sua organização, força e união e a Bíblia, através dos ensinamentos de Provérbios para a vida humana.

Do ponto de vista teológico, Formigas é um livro claramente cristão, que coloca  as Escrituras como um livro de respostas a anseios humanos, trazendo  para a realidade cotidiana as grandes questões atuais, como o trabalho, o sucesso, o tempo e a busca por patrimônio, através das lições que a Bíblia ensina sobre  o melhor caminho para trilhar, sem deixar de ser profético ao apontar os perigos das riquezas. Sua ética lembra muita a análise do livro ética protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber, sobre os cristãos calvinistas.

 O livro Formigas faz uma análise social mostrando como a nossa sociedade é efêmera como somos enganados com satisfações vãs, revela de forma pedagógica o consumismo desenfreado e a busca por acumular bens desmotivadamente, todavia os autores exaltam a produção humana, o nosso período de labor, para o bem pessoal e comum, ensinando lições importantes de solidariedade e amor.

Formigas do ponto de vista biológico, nos ensina a contemplar a criação, sem esquecer de adorar o Criador pelos seus feito. Os autores buscam  detalhes da vida das formigas que impressionam o leitor.

Vale muito a pena ler e refletir sobre a vida e o trabalho, nossa cultura e a vós de Deus para nosso tempo e para nossas relações humanas.

Título: Formigas
Autor(a):  William Douglas e Davi Lago

 Editora: Mundo Cristão
 Páginas: 111 pag


   


Nenhum comentário: