sexta-feira, 1 de maio de 2020

Resenha do Livro A Menina da Foto: Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz

O livro A Menina da Foto: Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz, é uma publicação no Brasil da Editora Mundo Cristão e conta a história comovente da Kim Phuc Phan Thi, a viatnamita conhecida internacionalmente pela foto do fotografo  Nick Ut, da agência Associated Press, que presenciou o ataque químico na Guerra do Vietnam.

Kim Phuc Phan Thi começa  a sua trajetória através de sua própria infância relatando os bons momentos com sua família, sua religião, o cenário de um Vietnam até então pacifico aos seus olhos, mas que já estava em plena eclosão de movimentos armados e ocupação americana que marcou a  Guerra Fria e a luta entre capitalistas e socialistas, até ser atingida pela guerra com o seu próprio corpo, através do  ataque de napalm. Ela relata momentos terríveis, a luta para viver e o tratamento da arma química, sua recuperação, mas não deixa também de apontar por delicadas situações que sofreu após a vitória dos socialistas do Vietnam, como foi transformada em simbolo da nação e do mundo soviético, porém não podia dizer ao mundo o que se passava em seu próprio país.

Após diversos capítulos os raios da esperança começam a inundar a leitura, sua conversão ao cristianismo, o aprendizado sobre perdão, seu romance e casamento, até sua extraordinária fuga para o Canadá. Um história que com certeza poderia se tornar um belo filme com final feliz, apesar de intenso, recheado de cenas de ação e drama.

A menina da foto é uma obra prima, que leva o leitor a diversas reflexões desde como conviver e superar  adversidades, a importância do perdão, o  aprendizado sobre uma nação aos nossos olhos exótica e cheia de mistérios, uma visão política sobre a guerra fria e o problema das armas de destruição em massa. Vale a pena cada página, muito edificante.

Interessou, compre o seu livro novo ou usado:

A menina da foto: Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz 

Título:  A Menina da Foto: Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz
 Autor: Kim Phuc Phan Than
 Editora:  Mundo Cristão 
 Páginas: 320

Nenhum comentário: