segunda-feira, 11 de junho de 2018

Resenha do livo O Crescimento do Cristianismo - Rodney Stark

O livro  O Crescimento do Cristianismo, escrito pelo sociólogo americano Rodney Stark em 1996, não se trata de um livro teológico, porém é de grande relevância devido a pergunta central do autor, como o cristianismo primitivo cresceu após a ressurreição de Cristo até se tornar a religião dominante no Império Romano.

O livro trata de diversos aspectos como os censos encontrados de homens e mulheres que iam aderindo a fé cristã, algumas especulações sobre as taxas de crescimento da fé cristã durante os três primeiro séculos. Como as mulheres eram vistas na comunidade cristã e como eram vistas  entre os povos do império Romano,  como os cristãos se posicionavam politicamente sobre temas sensíveis como o aborto e a política de pão e circo,  bem como sua solidariedade e cuidados dos doentes, o seu posicionamento a favor dos direitos humanos dos presos e sua posição de oposição a tirânia do Império.

Sobre  as mulheres existe dois capítulos sobre como o cristianismo trouxe dignidade e uma maior igualdade com os homens através da fé, o que gerou um aumento expressivo de mulheres que aderiram a fé cristã, seus casamentos com homens não cristãos e a sua influência na conversão dos conjuges, além de abordar o pensamento da igreja  contra o infanticídio feminino  e a valorização do núcleo familiar, através de um tratamento de amor e não posse nas relações de casamento.

Diversas cartas de imperadores, historiadores e o discurso dos bispos das igrejas cristãs da Era da igreja primitiva foram analisados, bem como uma profunda pesquisa bibliográfica foi objeto deste excelente trabalho do sociólogo Rodney Stark.

Outros pontos como os martírio dos cristãos e as consequências para a credibilidade do discurso cristão,  as calamidades sociais e naturais, a recompensa cristã, as organizações, a direção dos povos para o monoteísmo, a fraqueza da resposta das religiões existentes na época aos problemas da vida no Império, as redes do judaísmo que ajudaram a expansão do cristianismo, a escolha racional na troca de fé. Enfim é um livro de sociologia, que aborda a teologia e a ciência da religião. Muito interessante, vale a pena a leitura!

Título: O Crescimento do Cristianismo
Autor: Rodney Stark
Editora: Paulinas
Páginas: 263

Nenhum comentário: