quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Resenha do livro Walk On - A jornada espiritual do U2

O livro  Walk On A Jornada Espiritual do U2 escrito por Steve Stockman, é uma obra encantadora, não só para quem é fã da banda, mas para todos aqueles que querem saber o que está por trás deste grupo de rockeiros que se envolvem em diversas causas sociais e são recebidos por presidentes e líderes religiosos do mundo inteiro.

Steve Stockman, primeiramente conta como foi a jornada espiritual dos integrantes da banda, a conversão do Bono, vocalista da Banda ao cristianismo na adolescência após a falecimento de sua mãe, quando começou a  frequentar a igreja pentecostal Shalom, uma comunidade evangélica em Dublin. A história do The Edge, que  conheceu a Cristo desde criança, por fazer parte de uma  família tradição evangélica/presbiteriana, Larry Mullen que também declarou ser cristão  e como eles lidaram com o único membro que não é cristão, o Adam Clayton, o que de fato nunca foi um empecilho para a boa convivência do grupo, que pendura durante décadas.

O autor expõe o pensamento de diversas letras que utilizam de textos bíblicos na sua composição, inclusive apresenta alguns álbuns do U2 considerados Gospel, inclusive desvendando o pensamento de diversas canções, todavia conforme o Steve Stockman,  vai contando a trajetória musical da banda, ele vai expondo os conflitos que o U2 passou, desde a crise dos integrantes com a igreja institucional, até o seu apego as escrituras sagradas, o envolvimento do grupo em causas sociais, sua crítica a arte pós-moderna, bem como o seu apelo de reinvenção  como banda para conseguir dialogar com diversas gerações.

A Jornada Espiritual do U2, trás diversas curiosidades, como a proximidade de Bob Dylan com o U2, o conhecimento literário de Bono sobre Francis Schaeffer (grande teólogo reformado do século XX) e C.S. Lewis (professor da Oxford e um cristão convertido do ateísmo, autor de Crônicas de Nárnia entre outros livros), a visão da banda sobre arte, sua sensibilidade ao próximo nas questões sociais.

Enfim o livro é em sí uma excelente crítica as canções da banda, é um livro gostoso de ler,  que incentiva a espiritualidade mostrando a jornada de fé dos integrantes do U2, sua mensagem relevante que aponta para o caminho de amor e esperança na vida e na existência humana e o propósito eterno, por trás de  tudo isso. Ótima leitura.

Interessou, compre o seu livro novo ou usado: 
Walk On - A Jornada Espiritual do U2 

Título: Walk On - A jornada espiritual do U2 
Autor: Steve Stockman 
Editora: W4 
Páginas: 188

2 comentários:

Vanessa Ribeiro disse...

Nossa, que legal! Já havia lido alguma coisa na Internet sobre a conversão do Bono Vox, mas não sabia sobre os outros integrantes do grupo. Vou procurar o livro para ler! Muito legal sua indicação. ^_^

Ana Braun Endo disse...

Olá! Falo me nome da W4 Editora. Que bom que apreciaram o livro! Nossa linha editorial busca privilegiar esta interface entre arte x cultura x espiritualidade. Para saber mais sobre nós, siga-nos no instagram.com/w4editora ou acesse bit.ly/w4editora