terça-feira, 25 de março de 2014

Resenha do Livro A Mensagem da Missão - A glória de Cristo em todo tempo e espaço

“A missão não é um ‘extra’ opcional para alguns poucos voluntários “que gostam dessas coisas”. A igreja militante é o povo de Deus, o corpo de Cristo neste mundo, chamado a ser agentes e representantes de Deus, uma comunidade a quem se ordenou reproduzir e crescer para que Jesus Cristo seja mais e mais glorificado. Devemos também enfatizar que a missão cristã nos leva vez após vez aos pés da cruz: toda missão cristã deve ser moldada pela cruz; a cruz nunca deve estar atrás de nós, mas sempre à nossa frente.” Assim começa o livro A Mensagem da Missão em parte do seu prefácio, já sintetizando muito bem todo seu conteúdo, que traz ao foco da missão o Deus-Missionário, pois antes, na eternidade, já havia determinado que deveria vir a terra para resgatar os seus. Este Deus, a saber Jesus (a revelação máxima e final de YHWH), é o centro das Escrituras, é o centro de nossa adoração, é o centro da missão

 É interessante notarmos logo no início da obra, Cristo ser tratado por uma perspectiva que, infelizmente não se percebe na realidade do contexto evangélico no Brasil – ao menos na maior parte dele. Ele, que é o a cabeça do corpo, o princípio e primogênito, não em geração, mas em preeminência, deve ser tratado como o centro de tudo: da cultura, da arte, da história, da astronomia, geografia, biologia, e de qualquer outra disciplina que possa existir. É Ele que une as diferentes linhas do conhecimento, pois por Ele, nEle e para Ele foram criadas todas as coisas, e isso é muito notório – e contrastante com a realidade de nossos púlpitos (principalmente televisivos).

Fui surpreendido com a coerência exegética e até mesmo escatológica (dando para perceber ser suas ideias Amilenistas) dos autores ao expor todos os textos. O panorama criado entre as passagens com a Bíblia como um todo dá maior credibilidade a obra. Fiquei impressionado com a perspectiva dada a um texto tão mencionado, porém, nem sempre tratado corretamente: a Grande Comissão (Mt 28.16-20). Apesar da clareza tratada na maioria dos textos, nada me deixou mais interdito e reflexivo do que a Justiça de Javé apresentada no sexto capítulo. O próprio Deus exerce poder na história para dar poder para quem não tem – o órfão, a viúva e o estrangeiro, personificações das escórias e minorias sociais. A visão bíblica da justiça vem da convicção de que Deus ama a justiça e que seu amor é um amor ativo que aparece em seu consertar de situações de injustiça. O povo de Deus o segue ao fazer justiça, ou seja, restaurar à comunidade todos os que, por má sorte, calamidades, necessidades ou opressão foram até então excluídos. A justiça é um meio necessário para a recriação e reconciliação humana.

Precisamos desafiar crenças, valores, práticas sociais, culturais e religiosas que aprisionam pessoas em pobreza paralisadora e lhes dá pouco incentivo para lutar por mudanças. O relativismo cultural é incompatível com a justiça social. Servir a um Deus Justo, que desde a eternidade resolveu fazer justiça através do sacrifício de Seu Filho, nos deve inspirar, incentivar e, até mesmo, responsabilizar pela manifestação de Sua justiça, como seus embaixadores que manifestam o reino do porvir, aqui na terra – e agora. A Mensagem da Missão é um excelente livro, útil para um bom aprofundamento sobre a abrangência da missão (e a glória de Cristo). Contudo, seria aconselhável uma revisão ortográfica, por ainda está nas normas do antigo acordo da língua portuguesa no Brasil. Além disso, é uma obra um tanto quanto vasta para tratar assuntos que poderiam ser mais objetivos. Em alguns momentos tive a impressão de não estar mais inserido no assunto que está sendo tratado pelo capitulo, devido a aprofundamentos específicos e desnecessários. Por fim, o estilo literário, ou seja, a forma como os autores se expressam não é a mais clara. Em alguns trechos foi necessário várias releituras para extração do correto sentido. Porém, nada disso chega a comprometer fatalmente a maestria com que a obra foi produzida.

Por Luiz Lacerda, aluno do Seminário Presbiteriano Rev. José  Manoel da Conceição, participante na missão Aliança Bíblica Universitária do Brasil e da Rede Fale.  
Título:Prédicas e Aloucuções 
Autor: Howard Peskett e Vinoth Ramachandra
Editora:
ABU Editora
Páginas: 272 páginas

Nenhum comentário: