domingo, 22 de julho de 2012

Resenha: As Crônicas e os Contos de Zazo

"Leia esta parte sem pressa de entrar nas histórias. Vai ser importante para você entender o livro. Aliás, sugiro fazê-lo na companhia de um bom cafezinho". É assim, com a cordialidade de alguém bem chegado, que Eleazar, o Zazo, inicia a conversa com o leitor de seu livro.

Suas palavras soam como um daqueles convites  sinceros dos que, ao receberem um amigo, puxam uma cadeira e dizem: "Chega pra cá, fique à vontade, vamos prosear". É assim é todo o livro, uma sequência de pequenas histórias do cotidiano, que narram experiências de gente diversa que enfrenta dilemas, alegrias, problemas, dúvidas, emoções etc.

Felizmente é só isso: o livrode Zazo está longe de ser um manual com dicas sobre o que fazer se você estiver nesta ou naquela situação. As histórias são contadas com leveza, humor e sensibilidade de quem tenta viver e contemplar a vida sem racionalizar tudo e sem banalizar acontecimentos que são, as vezes, profundos e marcantes.

As histórias de Zazo podem fazer o leitor rir de si mesmo: chorar porque, reconheçamos, há coisas na vida que são tristes e difíceis; ficar em silêncio contido, sem perguntas e agitações; e, por fim até ter o desejo de voltar alguns parágrafos, ler novemente o teto para poder pensar de maneira mais refletida sobre uma ou outra experiência.

As crônicas e os contos  apresentam-se em quatro partes: "Coisas da carne", "Coisas de servo...Coisas de amigo", "Coisas da vida" e "Coisas de Deus". Vale a pena ler e se entusiasmar com o autor pela coisas tocantes da vida, como o convite para ler uma boa história acompanhado por uma xícara de café.

 Fonte: Revista Ultimato - nº 337 Por Ariane Gomes

Título: As Crônicas e os Contos de Zazo
Autor: Eleazar Araujo da Silva 

Editora:  Palavra
Páginas:  152

Nenhum comentário: